
2025-04-11 23:50 tempo visitado:138
Última protagonista viva de "Orfeu Negro", Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960, Lourdes de Oliveira adorou "Ainda Estou Aqui". "Fiquei muito orgulhosa do Brasil. Adorei tanto que convidei meu filho para ver. Fernanda Torres maravilhosa, Walter Salles é o melhor diretor do Brasil."Agora é a sua vez de aproveitar. Saques diários ilimitados. Acesse e se divirta.tiger fortune Aos 86 anos declarados (embora em seu registro de nascimento conste 1935), Lourdes disse à Folha que ainda vai muito ao cinemafortune tiger baixar ios, perto do apartamento onde vive sozinha, no 15º "arrondissement" de Paris. A silhueta esbelta reflete o passado de bailarina clássica.
Fibra Óptica ZA9BET"Não me dão mais de 70. Ninguém entende. Os médicos aqui me dizem: 'Madame Camus [seu nome de casada], a senhora é um caso único.' Perguntam qual é a minha receita. Como açúcar demais, sal demais. E só gosto de Coca-Cola e suco de laranja." Inscrito no Oscar como produção francesa, o filme que Lourdes estrelou é elogiado pela exuberância da fotografia e da trilha sonora, e criticado pelo olhar eurocêntrico sobre um Brasil exótico. Mas "Orfeu Negro" teve o raro mérito, para a época, de valorizar um elenco negro. Em uma sociedade preconceituosa, porém, o sucesso não levou seus protagonistas ao estrelato duradouro.
Breno Mello, intérprete do personagem-título, morreu praticamente esquecido, em Porto Alegre, em 2008, mesmo ano da morte da atriz americana Marpessa Dawn —que completava o triângulo amoroso do filme—, em Paris. Do elenco de "Orfeu", quem teve a trajetória mais longa como atriz foi Léa Garcia,Play' conhecida do público pelos inúmeros papéis em telenovelas. Ela morreu em 2023, aos 90 anos. Foi com Léa que Lourdes manteve o vínculo mais forte, desde que se radicou na França, há mais de 60 anos. "Tínhamos contato sempre. Ela estava maravilhosa, a morte dela foi rápida."
tigre jogoQuanto a Lourdes, ela abriu mão da carreira de atriz para cuidar dos dois filhos e do marido —o próprio diretor de "Orfeu", o francês Marcel Camus (1912-1982). Diz que não se arrepende da decisão. "Eu tive sorte. Fiz um filme só [na verdade, ela ainda atuou em outra obra de Camus, 'Os Bandeirantes', em 1960] e até hoje falam dele. Meu marido só me deixou felicidade pelo resto da minha vida." Apesar disso, ela não ignora o peso da questão racial. "A gente sabe que o brasileiro é racista, não adianta, né?" A trajetória singular de Lourdes é desconhecida dos brasileiros. Na França, foi resgatada por um dos filhos, o escritor Jean-Christophe Camus, e um dos netos, Némo. Inspirando-se na biografia da mãe, Jean-Christophe roteirizou uma história em quadrinhos, intitulada "Negrinha". Némo Camus entrevistou longamente a avó para criar, com o bailarino brasileiro Robson Ledesma, um espetáculo de dança e teatro chamado "Dona Lourdès" (assim mesmo, com acento grave, devido à pronúncia em francês). Encenado na Europa no ano passado, será apresentado na Bienal de Dança do Ceará, em outubro.
jogo tigrinhojogos do tigreA vida da atriz, relata Némo, começou como milhares de outras no Brasil. A mãe, Maria Odila Ribeiro, doméstica, negra, engravidou do filho de um patrão, branco. O pai biológico nunca assumiu Lourdes. A menina ganhou ainda na infância uma nova certidão, em que consta como pai o companheiro de Odila, Darcy Oliveira (1905-1945), renomado pandeirista e compositor de alguns sucessos da era do rádio. "Do meu ponto de vista, enxergo muita violência na história da minha avó", analisa Némo, referindo-se ao branqueamento e ao patriarcado. "Mas ela não vê assim, de modo algum. Conta que, quando saía com a mãe, pensavam que era a babá. Mas Odila se orgulhava dessa confusão e da cor da pele da filha, mais clara. Era um racismo internalizado muito forte." Os contatos de Odila, que trabalhou como governanta na embaixada dos Estados Unidos, permitiram inscrever a filha em cursos de piano e dança clássica. Lourdes estaria destinada à carreira no balé, se sua beleza não tivesse chamado a atenção de Camus, no Rio, à procura de atores para seu projeto. "Orfeu Negro" levou a jovem ao estrelato instantâneo. No papel de Mira, a noiva ciumenta de Orfeu, ela esbanja sensualidade. Para a imprensa da épocafortune tiger baixar ios, era o arquétipo da beleza da mulata brasileira.
Powered by jogar tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024