
2025-04-05 20:41 tempo visitado:129
Um problema; duas espécies na tentativa de resolução. Quem levará a melhor? Poderia ser um novo reality show, mas é só um estudo comparando a capacidade para resolução coletiva de problemas de formigas e seres humanos. O resultado: um já conhecido ótimo trabalho em conjunto desses frenéticos artrópodes e, para nóspg soft fortune tiger, dificuldades de trabalho coletivo, especialmente se não há comunicação —algo que quem já teve alguma viagem desagradável em grupo pode atestar.
A pesquisa com os resultados foi publicada no fim do ano passado na revista científica PNAS. Os pesquisadores são do Instituto Weizmann de Ciência e da Universidade de Haifa, em Israel. O experimento contou com 1.251 participantes humanos e cinco colônias de formigas.
O grupo colocou frente a frente, por assim dizer, o Homo sapiens e a Paratrechina longicornis —conhecida pelo curioso nome de Longhorn crazy ant, ou algo como formiga-louca-de-chifre-longo. O objetivo das duas espécies era manobrar um objeto através de espaços que não comportariam uma passagem direta. Os cientistas analisaram, então, as performances, observando, por exemplo, tentativas bem-sucedidas e distância percorrida pelo caminhos tentados.
Para simplificar, imagine aquela clássica cena de desenho animado com um guindaste levantando um piano em direção à janela de um prédio e a tentativa de fazer o objeto entrar no apartamento —mas sem o fim trágico do instrumento musical caindo sobre a cabeça de algum personagem.
jogo de aposta do tigreOs cientistas colocaram uma única formiga para tentar levar o objeto através dos obstáculos e fizeram o mesmo com uma única pessoa. Vale destacar que há várias possibilidades de solução para o problema.
jogo do tigreNeste primeiro caso, somente uma formiga era permitida no recinto do experimento. Se outra entrasse, era jogado para fora pelo sopro do/da cientista realizando a experiência.
Os pesquisadores determinaram que, para grupos de formigas, se o transporte do objeto não fosse concluído em 30 minutos, a tentativa seria considerada não concretizada.
Para uma formiga solitária, a tarefa se mostrou um desafio e tanto. Elas não conseguiam carregar o objeto por distâncias significativas no recinto do experimento nessa meia hora. Os cientistas, então, deixaram que elas movessem o objeto por horas. Dois dos três experimentos com uma única formiga chegaram a durar dias.
Curiosamente, durante muito tempo na experiência individual com formigas, o recinto de pesquisa ficava vazio, porque era permitido o trânsito livre do bichinos, que constantemente tentavam ir recrutar mais parceiros para puxar a carga.
Na experiência com humanos, todos os problemas foram resolvidos e nenhum excedeu os 30 minutos. Ponto para nós!
Porém, talvez você esteja se perguntando. Como eles convenceram formigas a participarem de um estudo desses?
Bom, basicamente, fizeram um objeto que parecesse comida para que elas quisessem levá-lo para casa —o cômodo final tinha abertura para o formigueiro.
E os humanos? Para as pessoas os pesquisadores somente instruíram o que fazer.
Além da versão individual do teste, os cientistas também fizeram o experimento em grupos pequenos (em média, 7 formigas; e de 6 a 9 pessoas) e em grandes (em média 80 formigas; e 16 a 26 pessoas).
tigrinho jogoNos experimentos com os humanos, houve ainda uma subdivisão a mais: parte tinha possibilidade de comunicação ilimitada; e a outra tinha grandes restrições de comunicação —as pessoas não podiam falar ou usar gestos, além de utilizar máscaras e óculos escuros.
Na média, segundo a pesquisa, os solucionadores humanos tiveram um desempenho melhor do que as formigas. Mas, curiosamente, as melhores formigas solucionadoras superaram os piores desempenhos humanos no quebra-cabeça.
Em grupos maiores, as formigas apresentaram desempenhos significativamente melhores do que formigas solitárias ou menores aglomerados desses bichinhos. Isso ocorre, segundo a pesquisa, por uma persistência de movimento, que leva o objeto carregado a ser deslizado pelas barreiras.
Os pesquisadores afirmam que a persistência citada é traduzida em uma certa memória coletiva de curto prazo, que armazena a direção do movimento temporariamente.
"De forma mais geral, a memória permite que a carga maior se mova de maneira mais determinística do que a menor e exiba um movimento sistemático que possibilita transições eficientes ao longo das diferentes regiões do quebra-cabeça", dizem os pesquisadores.
Os cientistas dizem que são raros os exemplos de habilidades cognitivas adquiridas mediante agrupamentos, sendo um deles o de peixes que conseguem expandir o alcance sensorial ao se agruparem.
fortunetigerA memória emergente dos grupos grandes de formigas permite uma varredura quase determinística e persistente das paredes do quebra-cabeça. "Memória, movimento direcionado, busca sistemática e o uso de heurísticas são características dos solucionadores humanos. Assim, a expansão de sua caixa de ferramentas cognitivas permite que grandes grupos de formigas enfrentem o enigma de maneiras que se assemelham aos solucionadores humanos", dizem os pesquisadores.
Leia maisFormigas amputam as pernas de companheiras para salvar a vida delas; veja
Insetos parecem saber quais ferimentos tratar, segundo estudo publicado nesta terça
Formigas que cultivam fungos usam memória social para se proteger de doençasMecanismo permite a saúva-limão reagir de forma coletiva e com agilidade para proteger colônia
Queda de asteroide que pôs fim aos dinossauros levou formigas a cultivar fungosPesquisadores reconstroem as ramificações da 039;árvore genealógica039; de centenas de espécies dos insetos agricultores
Já com os humanos, a situação é diferente. Assim como as formigas, os grupos de pessoas que não podem se comunicar acabam usando a força aplicada ao objeto para "comunicação". Porém, no caso humano, o maior número de indivíduos não melhora a performance, pelo contrário; eles se saíram pior do que pessoas sozinhas.
Mas e com comunicação permitida?
Nesse caso, a situação muda e há um desempenho melhor —marginalmente, porém— em relação a um único indivíduo humano, aponta a pesquisa. Ou seja, os resultados de uma pessoa solitária são muito próximos ao de um grupo com comunicação no experimento.
Os cientistas resumem os achados afirmando que os "resultados exemplificam como mentes simples podem facilmente desfrutar da escalabilidade, enquanto cérebros complexos exigem uma comunicação extensa para cooperar de forma eficiente".
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Formiga universidade Vídeos sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/03/quem-resolve-melhor-um-problema-humanos-ou-formigas.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
Encontre os Melhores Jogos Online Gratuitos em ZA9BET. Comece a Jogar Agora. Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Jogue e Aprenda. Para Jogar de Graça. Jogue de Graça. +1.000 Jogos Online. +1.000 Jogos Oficiais.assine ou faça login
Mudança em projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa acaba com brecha que beneficiaria BolsonaroAlteração impede uso de texto por ex-presidente; grupo bolsonarista foca PL da Anistia, apesar de entraves
19.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
tigre jogo Na CasaFolha, ex-diretor da OMS explica a 039;gerontolescência039;, a adolescência antes da velhiceAlexandre Kalache discute mudanças no processo de envelhecimento e dá dicas para uma vida saudável
19.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Proposta do IR e da taxação dos mais ricos sepulta reforma para reduzir tributação de empresasPara equipe econômica, mesmo com mudanças apresentadas, companhias ainda têm carga menor que em países da OCDE
20.mar.2025 às 4h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
ZA9BET - Saque Rápido Via Pix - Jogue pelo Celular na ZA9BET OkPowered by jogar tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024