![jogar tiger](/images/logo.png)
2025-02-09 13:29 tempo visitado:101
Num tempo em que a produção e o descarte de roupas se tornaram um problema ambiental global3l.com jogo, reparar peças danificadas, que seriam descartadas em aterros ou lixões, é uma rebeldia e virou tendência de moda sustentável.
Iniciativas de reúso e de upcycling (transformação de resíduos têxteis em novos produtos) ganharam ainda novos ares quando grifes de luxo lançaram coleções sustentáveis, abrindo a indústria da moda para uma nova era. Em 2020, a Gucci, então sob a direção artística do estilista Alessandro Michele, já conhecido pela estética vintage, lançou uma linha de produtos feitos com materiais reciclados.
"Michele trouxe a estética vintage e de brechó para as passarelas e deu muita força para o movimento de recuperação de tecidos", afirma Alessandra Farah, especialista em moda sustentável. "A partir dele, deixou de ser feio usar roupas antigas e reaproveitadas."
Fora das passarelas, dar nova vida a roupas em fim de ciclo de vida hoje também passa por técnicas artesanais, cada vez mais populares, conhecidas como "visible mending", ou remendos visíveis. Por meio delas, um buraco numa blusa, um rasgo numa jaqueta ou um desgaste numa calça são reparados com bordados, patchworks ou rendas e ganham uma nova versão única.
jogar tiger"Visible mending é um jeito de colocar personalidade na roupa, de customizá-la pelo reparo, o que prolonga a vida útil das peças. Essas técnicas hoje têm muitos tutoriais nas redes", afirma Farah.
Além do LixoLeia outras reportagens da série
O movimento dos remendos visíveis ganhou relevo global ao mesmo tempo em que cresce o dos influencers anti-consumismo, ou desinfluencers de moda, que trocaram os vídeos de ostentação de compras por aqueles de recuperação de peças antigas ou de reparo de itens danificados.
"Acho que é tendência no mundo todo não jogar mais roupa fora. E é algo que tem penetração em todas as classes sociais", afirma a artista têxtil Marta Matui, 60, que tirou um ano sabático de sua carreira como diretora de arte em publicidade para estudar arte têxtil e nunca mais voltou à antiga profissão.
"Fiz cursos aleatórios de arte-têxtil e comecei a remendar roupas de minhas colegas do teatro quando achei uma hashtag visiblemending. Quando cliquei, descobri que tinha uma comunidade global que estava fazendo isso. Achei a minha turma", conta ela, que hoje faz trabalhos por encomenda remendando peças queridas de seus clientes.
Ela mergulhou nas suas origens nipônicas e estudou o sashiko, uma técnica japonesa de bordado usado para remendar roupas e torná-las mais grossas para a estação fria. "É algo da mentalidade japonesa ligada à beleza, à matemática e ao não desperdício", afirma.
"As técnicas de reparo de roupas nascem das classes mais baixas, em especial agricultores. A mentalidade moderna está chegando nisso porque não podemos mais gerar lixo e ninguém mais quer blusinhas de R$ 20. Queremos roupas boas e longevas"3l.com jogo, avalia.
Powered by jogar tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024