2025-02-05 14:23 tempo visitado:191
O Senado dos Estados Unidos iniciará nesta semana uma série de sabatinas dos indicados por Donald Trump para compor o governocomo ganhar dinheiro no tigrinho, antes mesmo de o republicano tomar posse, no próximo dia 20.
As pessoas nomeadas pelo presidente eleito para ocuparem cargos-chave passam por análise e questionamentos das comissões de temas relacionados aos cargos que vão ocupar.
Os senadores votam no colegiado e dão um parecer favorável ou não à nomeação. Depois, os indicados são confirmados por maioria simples dos cem senadores no plenário da Casa. Eles só são efetivados no cargo, porém, após Trump assumir a Casa Branca.
Cena de um ensaio para a posse de Donald Trump como presidente dos EUA, em frente ao Capitólio. - Fabrizio Bensch/ 12.jan.25/ReutersCerca de 1.300 indicações precisam ser confirmadas pelo Senado, mas nem todas precisam de sabatina —Trump indicou 92 e tem outras centenas de cargos pendentes para preencher, segundo levantamento do jornal americano The Washington Post.
Entre os nomes que serão ouvidos pelos senadores está uma das indicações mais polêmicas do presidente eleito: Pete Hegseth, que deve liderar o Departamento de Defesa. Ele participará de audiência na Comitê de Serviços Armados do Senado, que tem 25 participantes, às 11h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (14).
Escolhido por Trump para Defesa, Pete Hegseth, durante entrevista no Capitólio, em Washington - Nathan Howard/ 21.nov.24/ReutersHegseth é ex-apresentador da Fox News e veterano das guerras no Iraque e no Afeganistão. Ele enfrenta uma acusação de agressão sexual por uma mulher da Califórnia. A revista New Yorker revelou comportamentos controversos no passado, como má gestão financeira, comportamentos sexistas e embriaguez em eventos sociais de trabalho. Esses fatores tornam esta uma das nomeações mais arriscadas de Trump.
Segundo a imprensa local, o FBI, a polícia federal americana, enviou um relatório com os antecedentes de Hegseth aos responsáveis pelo comitê que o ouvirá. Até o final do ano passado, senadores colocavam em xeque a aprovação do escolhido para comandar o Pentágono e supervisionar 1,3 milhão de soldados americanos na ativa.
O presidente eleito, no entanto, manteve a escolha e iniciou uma ofensiva junto a aliados para conseguir maioria a favor de Hegseth. Segundo o Washington Post, Trump foi avisado por John Thune, líder da maioria no Senado, que o ex-Fox News terá os votos necessários para ser aprovado.
Senadores também vão sabatinar nesta semana a ex-procuradora-geral da Flórida Pam Bondi, escolhida para um dos cargos mais relevantes do governo: chefe do Departamento de Justiça. Em comparação com o Brasil, o órgão acumula funções que ora se assemelham ao Ministério Público Federal, ora à Advocacia-Geral da União. A pasta também tem sob seu guarda-chuva o FBI.
Bondi foi indicada após a primeira escolha de Trump, o ex-deputado Matt Gaetz, ser obrigado a desistir porque seria rejeitado pelo Congresso devido a acusações de má conduta sexual. Pam será ouvida na manhã de quarta-feira (15) pelo Comitê Judiciário do Senado.
Nova secretária de Justiça, Pam Bondi auxiliou na defesa de Trump durante primeira tentativa de impeachment - Olivier Douliery/AFPBondi endossou as acusações de fraude nas eleições de 2020 vociferadas por Trump e prometeu retaliação aos promotores que o acusaram de tentar impedir a posse de Joe Biden. "Quando os republicanos tomarem a Casa Branca, sabe o que vai acontecer? No Departamento de Justiça, os promotores serão processados –os maus–, os investigadores serão investigados", afirmou a advogada em entrevista à Fox News no ano passado.
Marco Rubio, outro aliado de Trump indicado para cargo estratégico na administração, também será ouvido pelo Comitê de Relações Exteriores do Senado, na manhã de quinta-feira (16).
Rubio foi indicado para o Departamento de Estado, o que pode torná-lo o chefe da diplomacia americana. Caberá a ele tocar e definir a política externa do governo Trump. Rubio, cubano-americano, focou nos últimos anos políticas para a América Latina e tem adotado um discurso linha-dura em relação a países geridos por regimes de esquerda, como Cuba e Venezuela.
Outras duas indicações polêmicas de Trump ficaram de fora da agenda inicial desta semana: Kash Patel, escolhido para comandar o FBI, e Tulsi Gabbard para a diretoria de Inteligência Nacional.
Elon Musk e Vivek Ramaswamy foram indicados para chefiar o novo Departamento de Eficiência Governamental, mas não precisam passar por confirmação do Senado. A ideia é que o novo órgão, que terá papel de reduzir os gastos governamentais, seja consultivo. Poderia ser, por exemplo, um comitê na Casa Branca. Essa foi a forma encontrada para evitar os conflitos de interesse que poderiam barrar Musk.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o senador Marco Rubio, escolhido pelo republicano para assumir a secretaria de Estado em seu gabinete - Jonathan Drake/4.nov.24/Reuters VEJA CRONOGRAMA DAS SABATINAS NO SENADOTerça-feira (14)
11h: Doug Collins, Departamento de Assuntos de Veteranos Ex-deputado da Geórgia e ministro batista, Collins foi capelão da Marinha dos EUA e coronel da Reserva da Força Aérea. O órgão para o qual foi indicado trata da saúde dos veteranos.
11h30: Pete Hegseth, Departamento de Defesa Ex-apresentador do "Fox amp; Friends" e veterano de guerra, Hegseth enfrenta questionamentos sobre seu comportamento, incluindo acusações de agressão sexual e condutas controversas. O órgão cuida do Pentágono.
12h: Doug Burgum, Departamento do Interior Ex-governador de Dakota do Norte, Burgum é empresário e aliado de Trump. O departamento trata da gestão das terras públicas dos EUA e lidera o Conselho Nacional de Energia.
Internet ZA9BETQuarta-feira (15)
11h: Kristi Noem, Departamento de Segurança Interna Ex-governadora de Dakota do Sul, ex-deputada e pecuarista. A pasta cuida de segurança da fronteira, pauta fundamental no contexto atual, e operações de deportação (promessa de campanha de Trump).
11h30: Pam Bondi, Departamento de Justiça Ex-procuradora-geral da Flórida, Bondi é vista como uma fiel aliada de Trump. Ela já disse que investigaria promotores que processaram Trump.
12h: Sean Duffy, Departamento de Transportes Ex-deputado de Wisconsin e coapresentador no Fox Business,. Cabe ao órgão cuidar de questões de infraestrutura e transporte nos EUA.
12h: John Ratcliffe, CIA Ex-deputado do Texas e ex-diretor de inteligência nacional. A CIA é responsável por operações secretas e coleta de informações sobre inimigos dos EUA.
12h: Marco Rubio, Departamento de Estado Senador da Flórida e ex-membro do Comitê de Relações Exteriores, Rubio será o chefe da diplomacia dos EUA, se aprovado pelo Senado, como deve ser.
12h: Chris Wright, Departamento de Energia Wright é um executivo do setor de energia e negacionista das mudanças climáticas. Caberá a ele regular a produção de energia e a segurança nuclear dos EUA, além de integrar o Conselho Nacional de Energia.
15h: Russell Vought, Escritório de Gestão e Orçamento Vought foi um dos responsáveis pelo Projeto 2025, um plano conservador para o segundo mandato de Trump do qual o republicano procurou se desassociar durante a campanha. Ele supervisiona o orçamento presidencial e a revisão de regulamentações.
Quinta-feira (16) 12h: Scott Turner, Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano Ex-jogador da NFL e ex-membro da Câmara do Texas, Turner foi nomeado para chefiar o HUD, responsável por políticas habitacionais e a promoção de leis de habitação justa.
12h: Lee Zeldin, Agência de Proteção Ambiental Ex-deputado de Nova York, Zeldin será questionado sobre a liderança na EPA, agência encarregada de proteger o meio ambiente e regular padrões nacionais de saúde e segurança.
12h15: Pam Bondi, Dia 2 no Comitê Judiciário do Senado.
12h30: Scott Bessent, Departamento do Tesouro Bessent, bilionário e gerente de investimentos, seria o primeiro membro do gabinete abertamente LGBTQIA+ a ser confirmado em uma administração republicana. Ele supervisionaria políticas fiscais e financeiras e a dívida pública.
Datas não confirmadas Algumas audiências ainda não foram marcadas, incluindo de indicações controversas como Robert F. Kennedy Jr. (Saúde), Lori Chavez-DeRemer (Trabalho), Tulsi Gabbard (Inteligência Nacional), Howard Lutnick (Comércio), Linda McMahon (Educação), Kash Patel (FBI), Brooke Rollins (Agricultura) e Elise Stefanik (embaixadora na ONU).
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Donald Trump Eleições nos EUA 2024 Estados Unidos Partido Republicano sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/01/senado-dos-eua-tera-semana-de-sabatinas-crucial-para-governo-de-donald-trump.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês lá foraClick to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Prefeitura de São Paulo amplia frota sustentável para coleta de lixo
jogo do tigreAtacadão expande lojas e fica mais perto dos grandes centros urbanos
Setor elétrico investe para ter redes mais resilientes
Cinco anos de ações e trabalho em Maceió
Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe
Ainda cercada de tabus, a menopausa provoca intensas transformações na vida da mulher
A melhor experiência de apostas online com Super Οdds, Apostas Grátis e Ofertas especiais! ZA9BET bet, tenha o melhor das apostas online, tudo fácil, rápido e seguro. Plataforma Regulamentada.Tira-dúvidas: 10 respostas sobre Previdência Privada
Logística reversa permite descarte sustentável de eletrodomésticos
Igreja Maranata realiza evento para 1 bilhão de pessoas
Prêmio PAR reconhece as 8 cidades paulistas com melhores desempenhos na alfabetização
Revo e Terminal BTG Pactual: Parceria que Transforma a Experiência de Viagem no GRU
Transparência melhora qualidade dos hospitais e empodera pacientes
Friboi é eleita pelo 4º ano a marca de carnes mais lembrada do Brasil
Medicina da Unicid oferece aprendizado prático desde o início
Mulher do ano Shopee reconhece e premia empreendedoras brasileiras do marketplace
Rede D'Or contrata Tiago Machuca, brasileiro líder em cirurgia torácica nos EUA
Série mostra papel do BNDES na transição energética; veja o 1º vídeo
Incontinência urinária masculina ainda é tabu
premio centena jogo do bichoBrasil retoma protagonismo na discussão do clima na COP29
Estratégia da Cadastra faz vendas de personal care da Suzano cresceram 4 dígitos na Amazon
parar Mais lidas em Mundo Ver todas Diplomacia Brasileira Itamaraty se recusa a pagar dívida trabalhista na França, e valor supera R$ 2 milhões The New York Times Califórnia usa detentos para reforçar combate a incêndios Entrevista da 2ª Esquerda vai precisar de sua versão de populismo para enfrentar Trump, diz Nancy Fraser BBC News Brasil O chocante assassinato de 4 crianças que põe em xeque a guerra do Equador ao crime Itália Milão, na Itália, proíbe fumo ao ar livre e tenta educar população contra o cigarro últimas notícias Congresso NacionalRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Emendas avançam sobre Orçamento e consomem até 74% da verba dos ministériosEsporte é pasta sob maior controle do Congresso; emendas bancam mais de 80% do investimento em dez institutos federais de educação
12.jan.2025 às 23h00 Banco CentralRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Investimentos no setor financeiro e de exportação enfrentam menor pressão com aumento da SelicEmpresas que recorrem mais a financiamentos, como varejo e construção civil, tendem a ser mais afetadas; diversificar é a chave para proteger patrimônio em renda variável
12.jan.2025 às 23h00 Entrevista da 2ªRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Esquerda vai precisar de sua versão de populismo para enfrentar Trump, diz Nancy FraserPara filósofa e professora da New School, republicano não conseguirá cumprir promessa de melhorar vida da classe trabalhadora, o que deveria ser foco de uma eventual aliança democrata
12.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPróximo:não sobrou nenhum
Powered by jogar tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024